Peter Fenwick

Neurofisiologista e Psiquiatra

Instituto de Psiquiatria, King's College

Peter Fenwick
Neuropsiquiatra e Neurofisiologista, Professor Honorário Sénior no Instituto de Psiquiatria, do King’s College, em Londres (Reino Unido). Tem um interesse de longa data na função cerebral, na relação entre a mente e o cérebro, e nas experiências de fim de vida e de quase morte. Possui um extenso currículo de investigação e publicou mais de 200 artigos em revistas médicas e científicas. Autor dos livros: “The truth in the light: An investigation of over 300 near-death experiences” (1995), “Past lives” (1999), “The art of dying” (2008) e “Shining light on transcendence: The unconventional journey of a neuroscientist” (2019).

Formado pelo Trinity College, em Cambridge (Reino Unido), onde estudou Ciências Naturais. Obteve a sua experiência clínica no St Thomas' Hospital (Reino Unido).

Foi Consultor em Neuropsiquiatra nos hospitais Maudsley e John Radcliffe, tendo também prestado serviços de neurofisiologia para o Broadmoor Special Hospital. Trabalhou com o Grupo de Saúde Mental da Universidade de Southampton (Reino Unido) e foi Professor visitante no RIKEN Center for Brain Science (Japão). Ex-Presidente da Scientific and Medical Network, da Horizon Research Foundation, e da filial britânica da International Association for Near-Death Studies.

Faleceu em novembro de 2024, com 89 anos.

Vídeos relacionados

videos teasers

Peter Fenwick

Neurofisiologista e Psiquiatra | Instituto de Psiquiatria, King's College

Know more

Ep. 8 | EXPERIÊNCIAS DE QUASE MORTE

Pessoas que quase morreram relatam ver o próprio corpo de cima, atravessar um túnel, encontrar seres de luz e amor, e ver um “filme” das suas vidas. Como podem ocorrer experiências tão vívidas e complexas quando o cérebro está comprometido?

Know more

Ep. 9 | EXPERIÊNCIAS FORA DO CORPO

Várias pessoas descrevem experiências em que flutuam acima do seu corpo, vendo-se do lado de fora. Neurocientistas identificaram as circunstâncias em que estas experiências ocorrem e as regiões cerebrais envolvidas, mas estará tudo esclarecido?

Know more


Uma referência no apoio à investigação científica.

Ao longo dos anos, a Fundação BIAL tem desenvolvido uma relação de proximidade com a comunidade científica, primeiro em Portugal e, depois, no mundo. É atualmente uma instituição de referência, particularmente no âmbito da investigação em Neurociências e Parapsicologia, que visa estimular descobertas que beneficiem as pessoas, proporcionando mais saúde e permitindo alcançar novos patamares no conhecimento.