Matthieu Ricard

Monge Budista e Assessor do Dalai Lama

Matthieu Riccard
Monge budista, Autor, Tradutor e Fotógrafo. Na sua primeira visita aos Himalaias em 1967, conheceu grandes mestres espirituais do Tibete. Após completar o seu doutoramento em Biologia Celular pelo Instituto Pasteur (França) em 1972, mudou-se para a região dos Himalaias. Desde 1989, tem sido o intérprete para o francês da Sua Santidade o 14º Dalai Lama. Traduziu vários livros do tibetano para inglês e francês, incluindo “The life of Shabkar” e “The heart of compassion”. É também Administrador Fundador do Mind and Life Institute e colabora em estudos sobre os efeitos da meditação no cérebro em várias universidades nos EUA e na Europa, sendo coautor de diversas publicações científicas.

Recebeu a Ordem Nacional de Mérito Francês pelo seu trabalho humanitário no Oriente com a Karuna-Shechen, organização sem fins lucrativos que cofundou em 2000 com Rabjam Rinpoche.


Uma referência no apoio à investigação científica.

Ao longo dos anos, a Fundação BIAL tem desenvolvido uma relação de proximidade com a comunidade científica, primeiro em Portugal e, depois, no mundo. É atualmente uma instituição de referência, particularmente no âmbito da investigação em Neurociências e Parapsicologia, que visa estimular descobertas que beneficiem as pessoas, proporcionando mais saúde e permitindo alcançar novos patamares no conhecimento.