Charlotte Martial

Neurocientista no "Coma Science Group"

Universidade de Liège

Charlotte Martial
Neurocientista e Investigadora pós-doutorada no Coma Science Group, integrado na unidade GIGA-Consciousness, Universidade de Liège (Bélgica), onde coordena projetos de investigação sobre experiências de quase morte (EQM). A sua investigação centra-se em estados de não resposta a estímulos externos - como durante anestesia geral ou paragem cardíaca - em que os indivíduos, após acordarem, relatam episódios vívidos e detalhados de consciência. Explora ainda os correlatos neurais de outros estados alterados ou modificados de consciência, como perturbações da consciência e estados de transe, recorrendo principalmente a avaliações comportamentais, técnicas de ressonância magnética e EEG. Publicou mais de 95 artigos em revistas científicas internacionais com revisão por pares, incluindo Nature Reviews Neurology, Trends in Cognitive Sciences, Critical Care e Science Advances, além de vários capítulos de livros. O seu trabalho tem sido distinguido com diversos prémios, entre os quais se destaca o prestigiado Prémio de Jovem Investigadora da International Brain Injury Association (IBIA).

Concluiu a licenciatura e o mestrado em Ciências Psicológicas, bem como o doutoramento em Ciências Biomédicas e Farmacêuticas, na Universidade de Liège (Bélgica).

Em 2019, integrou o Centre for Psychedelic Research do Imperial College London (Reino Unido) para investigar as semelhanças entre a fenomenologia das experiências psicadélicas clássicas e das EQM.

Vídeos relacionados

videos teasers

Charlotte Martial

Neurocientista no "Coma Science Group" | Universidade de Liège

Know more

Ep. 8 | EXPERIÊNCIAS DE QUASE MORTE

Pessoas que quase morreram relatam ver o próprio corpo de cima, atravessar um túnel, encontrar seres de luz e amor, e ver um “filme” das suas vidas. Como podem ocorrer experiências tão vívidas e complexas quando o cérebro está comprometido?

Know more


Uma referência no apoio à investigação científica.

Ao longo dos anos, a Fundação BIAL tem desenvolvido uma relação de proximidade com a comunidade científica, primeiro em Portugal e, depois, no mundo. É atualmente uma instituição de referência, particularmente no âmbito da investigação em Neurociências e Parapsicologia, que visa estimular descobertas que beneficiem as pessoas, proporcionando mais saúde e permitindo alcançar novos patamares no conhecimento.