Ep. 07

FÍSICA QUÂNTICA E CONSCIÊNCIA

Entrevistados:

Neste Episódio
A nossa compreensão do mundo físico, daquilo que nos rodeia, está baseada em princípios fundamentais estabelecidos pela física clássica, tais como as noções de tempo, espaço, matéria e energia. Contudo, fenómenos como a clarividência e a precognição desafiam esses princípios, ao sugerirem que a mente não está confinada a pontos específicos no espaço, tal como o cérebro e o corpo, nem a pontos específicos no tempo, tal como o presente.

A física quântica abriu uma porta entre a ciência e a consciência e um número crescente de físicos admite que o modelo irá evoluir e ser capaz de acomodar fenómenos mentais e parapsicológicos. O mundo físico não é mais o primeiro ou único componente da realidade e não pode ser totalmente compreendido sem a mente ou a consciência.

Bernard Carr

Bernard Carr

Dean Radin

Dean Radin

Thomas Rabeyron

Thomas Rabeyron

ENTREVISTAS ALARGADAS

52 cientistas de todo o mundo

Testemunhos marcantes de médicos, neurocientistas, físicos, psicólogos, parapsicólogos e outros cientistas de referência a nível mundial, bem como pessoas com experiências e/ou capacidades excecionais, que analisam o enigma da mente e as suas incursões além do convencional.
Em média, cada cientista tem 163 publicações indexadas (Scopus), que já foram citadas cerca de 7.000 vezes por outros investigadores. Publicaram os seus estudos em revistas científicas de prestígio como The Lancet, NEJM, Nature, Science e The BMJ.


Uma referência no apoio à investigação científica.

Ao longo dos anos, a Fundação BIAL tem desenvolvido uma relação de proximidade com a comunidade científica, primeiro em Portugal e, depois, no mundo. É atualmente uma instituição de referência, particularmente no âmbito da investigação em Neurociências e Parapsicologia, que visa estimular descobertas que beneficiem as pessoas, proporcionando mais saúde e permitindo alcançar novos patamares no conhecimento.